Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais
O 5º Festival do Queijo de Cunha vai acolher, de 28 à 30 de agosto, o 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais.
Este será o primeiro concurso oficial a reunir queijarias artesanais dos quatro estados do Sudeste (SP, MG, RJ e ES), oferecendo uma ampla e inédita oportunidade para que produtores tenham seus queijos avaliados por uma equipe técnica especializada, formada por jurados experientes e reconhecidos no cenário nacional e internacional.
O concurso não apenas valoriza a diversidade e a qualidade dos queijos da região, como também impulsiona a visibilidade dos produtores junto ao mercado e ao público consumidor.
O concurso é promovido pela Associação SertãoBras, referência nacional na valorização dos queijos artesanais brasileiros e organizadora do Mundial do Queijo Brasil.
Anote na agenda inscrições até o dia 30 de julho. Vagas limitadas!
Links de participação abaixo!



Mundial do Queijo do Brasil 2024, Débora Pereira Diretora da SertãoBras, Henrique Herberte , queijeiro premiado e Roland Barthelemy, presidente da Guilde Internationale des Fromagers - Fotos Guillermo White/SerTãoBras.
"Não podemos esquecer que o objetivo principal de cada concurso que realizamos é a melhoria de vida de agricultores rurais, mas também o fortalecimento transversal da cultura queijeira em todos os elos da sua cadeia: pesquisadores, chefes de cozinha, queijistas, curadores, epicuristas, jornalistas, todos são importantes, inclusive os consumidores finais", disse Débora Pereira, diretora geral da SerTãoBras.

Mundial do Queijo do Brasil 2024, jurados em avaliação. Fotos de Arnaud Sperat Czar/SerTãoBras
Quer ser jurado no I Prêmio Sudeste dos Queijos Artesanais?
Estão abertas as inscrições para os jurados do I Prêmio Sudeste dos Queijos Artesanais, que acontece em Cunha-SP, em 29 de agosto de 2025 no Ginásio de Esportes do Parque Lava-Pés, de 7h30 às 13h, dentro do 5º Festival do Queijo de Cunha. "É um evento voltado a fortalecer a cadeia do queijo artesanal do Sudeste (São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e ajudar a agregar valor aos queijos de pequenos produtores rurais" disse Rodrigo Sérgio do Nascimento, prefeito do município da Estância Climática de Cunha- SP.
"Nossa estimativa, talvez modesta, é de julgar em torno de 600 queijos", disse Gustavo Lacorte, diretor técnico da SerTãoBras e presidente do concurso. "Para isso precisamos formar um batalhão de 90 jurados, que serão formados em análise sensorial e defeitos de queijos, a fim de poder dar bons conselhos aos produtores inscritos", explicou.
A inscrição é livre e pode ser feita no link abaixo. O concurso divide os queijos por categorias relacionadas às famílias tecnológicas. Cada mesa terá 3 jurados que julgarão 20 queijos durante 4 horas. A ficha de avaliação é enviada ao produtor inscrito, para que ele possa ter um retorno sobre as impressões causadas pelo seu queijo.
Os times de jurados serão compostos levando em conta a presença de um expert, responsável pelo preenchimento da ficha, mas também pessoas comuns, consumidores finais apaixonados por queijo, que desejam aprender mais. "Para formar cada vez mais pessoas em análise de queijos, duas informações serão oferecidas: uma à distância, através de aulas em vídeo e exercícios práticos, com duração de 8 horas; e uma formação presencial, dia 28 de junho na Câmara Municipal, na cidade de Cunha (também de 8 horas)", disse Gustavo. Os candidatos inscritos terão suas inscrições confirmadas por meio de email de convocação enviada durante o mês de julho, com data final em 4 de agosto.


